Multimedia Newsroom
Images & footage available to download at no charge. They may not be sold or transferred to a third party or used for commercial purpose. Caution: our footage can be distressing.

22-01-2024 | Latest News , Europe & Central Asia

Ucrânia: milhares de famílias perto da linha de frente recebem materiais para se manterem aquecidas e protegidas contra inverno rigoroso

Milhares de famílias que vivem em áreas da linha de frente estão expostas a temperaturas congelantes, sobretudo porque serviços vitais, como água e eletricidade, foram duramente atingidos pelas hostilidades contínuas.

O chefe da delegação do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) na Ucrânia, Jurg Eglin, explica: “Testemunhamos as imensas dificuldades que as comunidades rurais e as que estão na linha da frente enfrentam. Os combates já forçaram milhares de pessoas a fugir. Quem permanece – grupos mais vulneráveis, como crianças, pessoas com deficiência e idosos – enfrenta temperaturas abaixo de zero”.

O CICV apoiou cerca de 28,2 mil pessoas (10,6 mil famílias) com dinheiro, briquetes (lenha ecológica), lenha ou outros itens essenciais, como fogões, para ajudá-las a se manterem aquecidas neste inverno. Além disso, forneceu 5.147 toneladas de combustível sólido para áreas da linha de frente e de difícil acesso. Também distribuiu materiais para consertos rápidos e provisórios de modo a ajudar a manter as casas das famílias que foram seriamente danificadas pelas hostilidades em curso. No início de 2023, mais de 353 mil pessoas em zonas afetadas por conflitos em todo o país receberam apoio em forma de dinheiro para cobrir as suas diversas necessidades.

Antes do inverno, o CICV intensificou a sua resposta para apoiar empresas de aquecimento urbano, usinas de energia e infraestrutura elétrica que atendem cerca de 1,6 milhão de pessoas nas áreas afetadas. O apoio consistiu no fornecimento de transformadores, geradores e obras de reparação para empresas de serviços públicos.

“O CICV é um dos poucos atores humanitários capazes de ajudar as comunidades em áreas de difícil acesso, mas isso não é suficiente”, afirma Eglin. “A proteção conferida pelo Direito Internacional Humanitário (DIH) aos civis e às infraestruturas civis vitais  – incluindo infraestruturas de eletricidade, água e aquecimento – deve ser respeitada sempre.”

Mais informações:

Achille Després, CICV Kiev (inglês, francês, italiano)

+380 50 324 31 80, adepres@icrc.org

Oleksandr Vlasenko, CICV Kiev (ucraniano, russo, inglês)

+380 95 262 80 23, ovlasenko@icrc.org

Duration : 1m 20s
Size : 41.3 MB
On Screen Credit: ICRC or logo

More Related News