Multimedia Newsroom
Images & footage available to download at no charge. They may not be sold or transferred to a third party or used for commercial purpose. Caution: our footage can be distressing.

07-11-2017 | Africa , Asia & Pacific , Middle East , Europe & Central Asia , The Americas

Iêmen: um apelo urgente a manter as fronteiras abertas para material de saúde e médico Press Release


Genebra/Sanaa (CICV) - O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) faz um apelo urgente para que as fronteiras aéreas, marítimas e terrestres sejam mantidas abertas para permitir a entrada de assistência humanitária vital no país.

"As linhas de suprimento humanitário ao Iêmen devem ser mantidas abertas", afirmou o diretor regional do CICV para o Oriente Próximo e Médio, Robert Mardini. "Alimentos, remédios e outros itens básicos são cruciais para a sobrevivência de 27 milhões de iemenitas que já se encontram enfraquecidos por um conflito que está agora no seu terceiro ano."

Não há atualmente nenhum movimento de entrada ou saída do Iêmen, incluindo as vias áreas, marítimas e terrestres. Um carregamento da Cruz Vermelha com comprimidos de cloro, usados na prevenção de cólera, não foi liberado na fronteira do norte do país. Material médico, incluindo 50 mil frascos de insulina, é esperado na próxima semana.

"A insulina não pode esperar em uma fronteira fechada, já que deve permanecer refrigerada. Sem uma solução rápida para o fechamento, as consequências humanitárias serão terríveis", acrescentou Mardini.

O Iêmen já vive com as consequências catastróficas de um conflito armado que vem destruindo enormemente a infraestrutura vital do país, levando o sistema de saúde à beira do colapso. Do mesmo modo, bombardeios e ataques aéreos estão matando e ferindo civis inocentes.

"Estamos extremamente preocupados com o crescimento constante dos números de vítimas civis, bem como os ataques contra a infraestrutura não militar, como estações de tratamento de água e aeroportos civis. Esses atos são uma violação ao Direito Internacional Humanitário (DIH)", declarou Mardini.

Mais informações:
Soumaya Beltifa, CICV Sanaa, +967 73 607 1967
Adnan Hizam, CICV Sanaa, +967 73 372 1659
Iolanda Jaquemet, CICV Genebra, +41 79 447 37 26

 

More Related News